domingo, 8 de janeiro de 2023

StereoCoder com os Integrados 4066 e LM1496

Um pouco de história

Sempre montei circuitos codificadores Stereo baseados nos Integrados 4016/4066. 

O primeiro circuito que fiz funcionar foi um projeto das revistas do Newton C. Braga - isso aconteceu no começo dos anos 2000.

O circuito até que funcionou bem pela sua simplicidade. Me lembro de ver os VUs do meu receiver indicando a separação entre os canais, mas tenho uma vaga lembrança dessa separação ser baixa. Vários fatores podem prejudicar a diafonia (separação entre os canais) como a precária forma de onda senoidal do sinal de 19KHz e a qualidade de modulação do VCO. Veja no esquema acima que o oscilador sugerido sequer empregava um diodo varicap para a modulação, que era feita pelo emissor do transistor. O sinal de 19KHz, que sai do pino 13 de IC2, tem um péssimo filtro. Mas o pior mesmo era a falta de um cristal para estabilizar a frequência do Codificador. O sinal de 76KHz, era gerado em CI1 (CD4093) através de um trimpot de ajuste de 10k, o que exigia constantes retoques, pois o led indicador de estéreo no receptor apagava de tempos em tempos.
(Projeto original aqui)

O projeto seguinte que fiz funcionar foi uma evolução do projeto anterior. Ele fazia uso de um ressonador de 456KHz para gerar os sinais de 76KHZ e 19KHz, mas eu não me lembro qual o CI que esse ressonador oscilava. Encontrei a foto aqui nos meus backups.



Posteriormente, um amigo comprou uma placa Codificadora Estéreo no MercadoLivre, semelhante ao circuito anterior, pois também fazia uso do ressonador de 456KHz.


O circuito funcionou muito melhor que o anterior e em relação ao primeiro circuito montado, eu não precisava fazer reajustes no oscilador. Ele não tinham nenhum pré-amplificador na entrada mas tinha um na saída, onde fazia o mixer dos sinais de áudio com o sinal piloto, apesar desse sinal ainda não ter um bom filtro para a perfeita senoide desse sinal de 19KHz. O ressonador oscilava num transistor BF199 e era entregue ao CI CD4018.

Abaixo, a foto do meu circuito copiado, montado em um transmissor da época.



Abaixo o esquemático que eu fiz na época. O desenho é rudimentar pois eu dava meus primeiros passos no software de elaboração de layouts:



Posteriormente, tomei conhecimento do circuito integrado BA1404 e montei meu primeiro Codificador MPX com ele.

O circuito funcionou bem e é extremamente simples. Tem uma ótima diafonia (separação entre canais), de 45dB, segundo o fabricante, e os componentes são fáceis de achar até hoje, mas eu nunca consegui faze-lo funcionar a contento. Algumas vezes ele parece ter uma impedância de entrada muito alta, induzindo zumbidos na modulação. Outras vezes, o som "embaralha" ligeiramente, parecendo problemas de troca de fase do sinal. Preciso voltar a mexer nele.

O próximo circuito que eu fiz funcionar e que, esse sim funcionou muito bem, foi o Stereo Coder Veronica. Mesmo ele usando o velho de guerra 4016 (ou 4066), o circuito funciona perfeitamente bem e tem uma ótima separação entre canais. E aqui está o esquema original: Stereo Coder Veronica.
Ele usa como oscilador um circuito integrado CD4060 e um cristal de 4.864MHz. Os divisores internos do 4060 já dispõe nas suas saídas um sinal de 76KHz e 19KHz, tendo este último, uma conversão do sinal piloto de onda quadrada para uma boa senóide. Faço testes com ele em meus circuitos PLL e osciladores livres e, ao injetar apenas um canal no circuito, o ponteiro do VU meter oposto - no meu Receiver, fica imóvel.

Circuito dele montado e funcionando



LM1496
Já há algum tempo eu venho tropeçando e venho colecionando circuitos MPX com o integrado LM1496 (ou MC1496). Sempre me pareceu serem circuitos mais elaborados e estou disposto a montar um desses circuitos. 
Navegando em um fórum espanhol, ele foi indicado por um dos membros com bastante entusiasmo, e eu me refiro ao seguinte circuito:

Com um esquemático que não falta informação, ele ainda tem componentes de fácil obtenção, mas de cara vou fazer uma modificação.
Ele usa o ressonador de 456KHz como fonte dos sinais de 38KHz e 19KHz, mas para isso ele emprega um transistor MPF102, além dos integrados CD4018 e CD4040. Ora, eu pergunto, por que não usar apenas um integrado CD4060 e um cristal de 4.864MHz? Com apenas esses dois componentes já teremos os dois sinais necessários para colocar o MPX para funcionar. Consultando um técnico, amigo meu e MUITO mais entendido, ele também concordou com a mudança e assim eu comecei a desenhar o esquemático no software e ele ficou assim: 


Os filtros para os sinais de 19 e 38KHz eu mantive os mesmos. Agora era desenhar o layout, coisa que me deu um enorme trabalho.
Eu sempre gosto de redesenhar o layouts de circuitos que eu acho na internet e que me disponho a montar por basicamente dois motivos: o primeiro é que fazendo assim, isso me ajuda a encontrar erros ou incongruências no circuito; o segundo motivo é a familiarização com o circuito.

No começo, ao esparramar os componentes pela tela, a placa tinha ficado com um comprimento de uns 20cm, mas no final ficou com 10cm e a altura é de 8cm.

A evolução do desenho da placa pode ser vista nesta animação gif:



- CONTINUA - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário