quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Transmissor de FM PLL Estéreo

 

Transmissor de FM PLL Estéreo

Compartilho nesse post a construção de meu mais recente projeto: uma placa transmissor de FM Estéreo

Desde que comecei a vender as meus transmissores, muitas pessoas me consultaram perguntando se eu poderia confeccionar esses transmissores com um circuíto estéreo em uma única placa. Topei o desafio e, minhas placas que antes tinham um tamanho de 10x10cm, passaram para o tamanho de 10x15cm com a unidade de stereo coder anexada, mas mantendo uma entrada mono.

Até o momento em que escrevo esse texto, o layout está sendo revisado e por hora o desenho é este:


Notem na imagem acima mais uma inovação em relação aos meus circuitos anteriores. O círculo demarcado significa uma blindagem do VCO utilizando latas metálicas que podem ser encontradas comercialmente em lojas de artigos para arte (pintura, costura...) e em lojas de embalagens em geral. O metal da lata não é alumínio e portanto aceita solda facilmente.

Obs: a cor vermelha representa a face inferior e a cor azul a face superior




Uma outra inovação é que, dentro do círculo nota-se que os componentes serão soldados somente na superfície servindo a parte de baixo da placa como uma blindagem inferior e, naturalmente, a parte de cima será blindada pela lata circular.

O transistor oscilador que usarei nesse projeto é o BFR91, no lugar do costumeiro MPF102.
Estou experimentando esse transistor agora por ele ter uma frequência de corte la pelos 6 Gigahertz, que em muito reduz o ruído brando do oscilador. Ele também não tem uma entrada de alta impedância como nos transistores FETs, o que nesse caso pode ser interessando pois pode reduzir  muito a captação de ruídos e interferências.


Esquema do VCO











Nenhum comentário:

Postar um comentário