sexta-feira, 27 de maio de 2022

Receiver Maxsom SM-503

 Receiver Maxsom SM-503




A Maxsom foi uma empresa brasileira, localizada em Campinas, que fabricava Receptores e amplificadores. Ela produzia seus equipamentos usando os Blocos Sintonizadores da Unitac e os kits de Amplificadores da Ibrape.

O aparelho Maxsom SM-503 é um Receiver AM/FM Stereo com um amplificador interno de 10+10 watts. Ele tem entradas auxiliares para tape-decks e toca-discos, e também tem saídas para tape-deck e fones de ouvido. O SM-503 usa no circuito amplificador a placa modelo M-320.

A cerca de dois meses, fuçando no Marketplace do Facebook, encontrei o  anúncio deste Receiver Maxsom. O preço era extremamente convidativo principalmente se tratando de um aparelho que é considerado uma relíquia de colecionador. 

Este aparelho é do começo dos anos 80 e tem uma simplicidade de construção que eu aprecio muito. Eu estava preocupado que ele estaria com muitos defeitos, quem sabe até sem funcionar, mas o interessante é que o anuncio era de minha cidade permitindo que eu pudesse avaliar o aparelho pessoalmente, e rapidamente entrei em contato com o vendedor. Pedi a ele mais fotos para eu ter noção do estado geral do aparelho mas as fotos pouco ajudaram.



Ele também fez um pequeno vídeo:


A diferença entre o recente SM-503 e o adquirido anteriormente, o STM-300, é que o SM-503 vem com um amplificador interno de 10+10 watts e isso me interessou muito, pois não preciso usar aquelas pequenas caixas amplificadas como faço com o Receiver STM-300.


Mas eu estava preocupado em comprar um aparelho estragado, pois, apesar de ele ter uma eletrônica simples que eu dou conta, os circuitos podem empregar componentes obsoletos, "mosca branca",  que poderiam me dar muito trabalho para consegui-los.

Quando o vendedor e eu nos encontramos, ele foi logo tirando o aparelho do porta malas e ao  segura-lo pela primeira vez duas coisas me chamaram logo a atenção: ele era pesado e o painel estava em excelente estado de conservação. 


O painel estava tão perfeito que o aparelho parecia ter saído da loja a alguns dias.


A serigrafia estava simplesmente impecável, sem qualquer riscos ou marcas de desgaste. O visor de acrílico também estava perfeito, sem riscos.



O aparelho parecia ter ficado de enfeite em algum cômodo da casa de tão bem conservado que  estava, levando em consideração a sua idade de quase 40 anos. Encontrei apenas dois pequenos defeitos, perfeitamente aceitáveis. Uma das saídas para as caixas de som estava faltando uma pecinha que serve de encosto para empurrar o terminal do alto falante com os dedos

E também alguns poucos riscos na tampa inferior, o que é perfeitamente aceitável.
Notem na foto abaixo que os riscos - ou descascados, não estão enferrujados, sinal da qualidade da proteção anti-ferrugem da época

O cabo e o plugue de energia também estavam em perfeitas condições e com ótima flexibilidade.

Não é daqueles cabos que esfarelam ou viram um grude com o tempo

Assim que comprei o aparelho, fiquei ansioso para verificar o estado interno dos circuitos, e essa foi mais uma alegria, pois as placas de circuito estavam  I M P E C Á V E I S 
 
Veja abaixo uma foto em alta resolução

As placas tinham apenas uma fina camada de pó que foi facilmente removida com um pincel, e não havia qualquer sinal de manutenção. Nenhum componente havia sido substituído.


Placa sintonizadora

Placa Amplificadora

Apesar do estado de conservação, o receiver tinha um defeito de funcionamento. Assim que l
iguei dois alto falantes para testar o aparelho, percebi que, em estéreo, não saia som, mas ao colocar em mono, saia som em apenas um canal. Era um defeito muito estranho e eu comecei verificando capacitores de entrada do amplificador, depois substituí um BC548, também de entrada do amplificador, verifiquei a saída de áudio da placa de sintonia e limpei a chave seletora e os potenciômetros de volume e balanço. O problema foi resolvido de vez quando desmontei e limpei a chave seletora e quando limpei os potenciômetros.


Sobre a placa de sintonia, notei que ela usa dois integrados. Um é o famoso MC1310, integrado decodificador estéreo, e o outro é o PL2136, circuito integrado de sintonia do FM. Eu até tinha esperança de ser o CA3089 na sintonia, pois eu havia comprado ele anteriormente no comércio local, mas, pesquisando na internet, pude perceber que o PL2136  é um pouco difícil de achar, o que me preocupou um pouco. É sempre prudente ter esses componentes raros de reserva.


Eu esse integrado a venda no Mercado Livre por 30 reais a unidade e também em algumas lojas online, mas em todas lojas esse componente estava fora de estoque. Eu tinha certeza que existia peças dele na praça, o difícil era saber onde. Esse componente deve ter sido popular na sua época e alguma loja poderia ter algumas poucas unidades dele em estoque, e para a minha grata surpresa, eu acabei encontrando ele aqui na minha cidade, por R$4,50 a unidade. Comprei alguns.


Os transistores do amplificador são bem comuns, BC548, BC547 e os BD435/BD436 (BD263/BD262) como transistores de saída.

O aparelho tem entradas e saídas de Tape Deck e entrada de Phono. 

Também tem saída para Fone de Ouvido, como mostra a imagem abaixo

A imagem também mostra tomadas paralelas CA, permitindo que os toca-discos e tape-decks fosse facilmente alimentados.

As tensões de alimentação que eu pude medir no aparelho foram de 43 volts para a placa do amplificador e de 12 volts para o bloco de sintonia.

Finalizando, muitas pessoas acham estranho o modo como a placa de sintonia está instalada no gabinete. Ela está um pouco torta e para mim isso tem uma explicação. Se notarem bem, ela não teria como ficar alinhada dentro do gabinete pois a polia do capacitor variável encostaria na lateral do aparelho, onde também está o bastão de ferrite da recepção AM.

Caros colegas, esse é o Receiver Maxsom SM-503, mais um que entrou para minha coleção










Um comentário:

  1. https://sp.olx.com.br/regiao-de-bauru-e-marilia/audio-tv-video-e-fotografia/radio-maxsom-fm-m-501-1036168115

    ResponderExcluir