domingo, 10 de março de 2019

Transmissor de FM - Oscilador Veronica


Veronica é o nome de um projeto PLL disponível na internet. Eu trago nesta postagem seu VCO que tem uma topologia muito interessante: ele usa 4 transistores BF494 como oscilador tendo uma estabilidade muito grande.


 

O projeto original pode ser encontrado aqui:

Retirei do original somente a parte do oscilador, deixando disponível entrada para o áudio, para a tensão do PLL, uma saída de amostra de volta para o PLL e a saída final de RF.

O circuito PLL é demasiadamente grande conforme possível conferir no link acima. Então eu elaborei a placa somente para o oscilador com o fim de conhecer o funcionamento do mesmo.

O esquema foi desenhado no Cadsoft Eagle e pode ser conferido na imagem acima.

Em breve arquivo para montagem estará disponível em PDF.


(Continua...)

8 comentários:

  1. Olá amigo e o pdf da placa tem como disponibilizar , voce testou ele com vco , usando pic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou preparar o PDF e disponibilizo aqui.
      Nunca usei o PIC nos meus projetos, mas não deve ser nada difícil providenciar.

      Excluir
  2. Olá gostaria de saber muito o funcionamento dele com PIC, será que dar certo?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite !
    Vc pode fornecer o arquivo "gerber", "*.pcb", "*. pcbdoc", eagle "*.brd", "*.lay" ou "*.lay6 da placa de circuito impresso?

    Comprometo-me a te enviar uma placa pronta.

    ivansouto1971@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Ivan. Eu uso o Eagle a bastante tempo mas confesso que nunca gerei um arquivo Gerber. Um outro colega me pediu o projeto. Não sei onde guardei o projeto que mostrei aqui e no YouTube, mas estou redesenhando outro e passo pra vc sim. Mas só consigo passar os arquivos pdf, pode ser?

      Excluir
    2. Sim...sem problemas.
      É que penso em encomendar uma placa profissional (10 unidades) e me pediram num daqueles formatos.

      Gostei muito do seu blog e suas histórias com transmissores de FM. Me identifiquei.

      Também montei alguns, nem sempre êxitosos. O mais bacana foi a cristal, no qual conseguia modular em 17MHZ e usava dobrador e triplicador até 102 MHZ.
      Hoje tenho PLL mas não gosto.

      Não uso para transmissão,apenas hobby na área de RF.

      Excluir
  4. Veja esse link:
    https://a.aliexpress.com/_mt90BrG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a placa fica linda quando feita industrialmente, mas o projetista poderia ter caprichado mais. Veja que as bobinas não estão alinhadas, mas o mais grave são os componentes que estão localizados por baixo do dissipador do transistor de saída. Caso o transistor aqueça demais, será melhor usar o dissipador "estrela", mas os componentes não deixam.

      Excluir